12/12/2017 12:54:57 | Atualizado em 24/10/2016 16:50:47

A mulher moderna e a necessidade de planejamento pessoal

A sobrecarga da mulher contemporânea acontece porque ela continua com a maior parte das responsabilidades

Rosamaria Nogueira, Coach de Produtividade e Performance para mulheresAtualmente vive-se a cultura da correria, da falta de tempo e do acúmulo de coisas para fazer. O estresse gerado pela sobrecarga de atividades é visto como uma coisa normal, já que todos se julgam sem tempo para família, para seu bem estar ou para cuidar das pessoas importantes.

As mulheres sentem ainda mais os efeitos do estresse do que os homens e têm dificuldades em lidar com essa tensão, esgotamento ou irritação. Algumas se sentem sobrecarregadas, praticamente, todos os dias da semana. A sobrecarga da mulher contemporânea acontece porque ela continua com a maior parte das responsabilidades da casa, mesmo com a ajuda do marido.

Ela sente que a responsabilidade da casa e dos filhos é sua. E, além dessas atividades, a mulher também acumula atividades profissionais fora de casa, já que ganhou espaço no mercado de trabalho e busca mais oportunidades, às vezes, pela necessidade de provar que é tão boa ou melhor que o homem em sua área de trabalho.

Outra causa do estresse gerado pela sobrecarga é o excesso de informações, ao qual a mulher também é exposta diariamente. Os meios de comunicação invadem sua rotina e a envolvem em quantidades cada vez maiores de assuntos. E ela se vê atraída, querendo saber mais, estar mais atualizada. Quando se dá conta, o dia terminou e não conseguiu perceber o quê de importante fez no seu dia.

São tantos acontecimentos e obrigações que a mulher termina o dia esgotada sem perceber atividades realmente significativas. Tudo isso acontece porque grande parte das mulheres não é ensinada a determinar um foco significativo para si. Passam dias, meses e anos e ela vai vivendo sem ter exata clareza do que realmente importa e de onde realmente quer estar. A falta de foco definido contribui imensamente para originar esse estresse.

Como Coach de produtividade e performance, tenho levado muitas mulheres a um processo estruturado, em direção aos seus objetivos de forma rápida e eficiente, com muitos ganhos reais. É possível, com o método certo fazer um planejamento estratégico pessoal e dar direção às atividades diárias, de forma que elas façam total sentido e realmente a levem para onde você quer chegar.

Imagine terminar seus dias com a sensação de dever cumprido, com a segurança de que fez realmente o que era importante para o seu foco atual e que vai ter sucesso na área que escolher, seja ela profissional, familiar, de saúde, nos relacionamentos, finanças ou estudos. Afinal, ser produtiva é principalmente, fazer mais coisas realmente importantes para você.

Para isso, é importante seguir quatro passos:

1 FOCO: Saber exatamente qual é o seu objetivo e para onde quer ir.

2 PLANEJAMENTO: Trazer para o agora o que você quer que aconteça no futuro.

3 AÇÃO: Atitudes cotidianas que te levarão a alcançar seus objetivos.

4. AJUSTE DE ROTA: Para isso, é preciso estar na estrada, caminhando e sentindo quais ajustes são necessários.

Vejo muitas profissionais se preparando para assumir outros papéis sem saber como fazer para não abrir mão da profissão, em virtude do tempo necessário de dedicação exigidas. Saiba que é perfeitamente possível administrar isso, desde que se consiga priorizar o que é importante em cada momento. Isso é ter foco! 


Rosamaria Nogueira

Coach de Produtividade e Performance para mulheres – Despertando o empoderamento feminino; Psicóloga – CRP 14/06339-0; Palestrante; Administradora de Empresas; Pós Graduada em Gestão Avançada de RH; Hipnoterapeuta; Analista Comportamental
Rua General Osório, 2225
Jd América - Dourados/MS
(67) 9982-5719
E-mail: rosanogueira.rn@gmail.com

Comentários